Samuel – Eu o pedi ao Senhor

Olá meus irmãos, paz a todos!

Gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão da Palavra do Senhor.
É sobre a história de Ana, uma mulher de fé e oração, que venceu as dificuldades e foi abençoada além do que podia imaginar.
Sabe, a história de Ana mexe muito comigo, apesar de ainda não ter filhos. Mas o que me chama atenção na vida de Ana é a confiança que ela tinha em Deus, o SENHOR do exércitos.

Ana possuía um marido que a amava muito, chamado Elcana. Elcana, possuía uma outra esposa, além de Ana, o nome dela era Penina. (Naquela época, se um homem se casasse com uma mulher estéril ele poderia ter uma outra mulher, a fim de perpetuar a sua geração)… E, no caso, Ana era estéril, ou seja, não podia gerar filhos.

Ana, desejava ardentemente ser mãe, mas não possuía este privilégio…e para completar, a outra esposa de seu marido, Penina, a infernizava, zombava.. por ela ser estéril. E ao contrário de Ana, Penina já possuía filhos e filhas..
“E sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” 1 Samuel 1:6
Pense só! O que devia sofrer.. conviver com uma pessoa que nos perturba já é difícil, imagine essa pessoa sendo sua rival declarada, outra esposa de seu marido e ainda desfrutando do seu maior sonho.. ser mãe!

Ana vivia amargurada, sofria muito, não comia por conta disso, ficava depressiva… Mas o Senhor é muito bondoso e deu a Ana uma marido que a amasse, Elcana, eita exemplo de marido.. Mas falarei mais sobre Elcana, depois!
Elcana e sua casa serviam ao Senhor, e todos os anos Elcana ia à casa do Senhor adorá-lo. E Ana também servia ao Senhor… E numa dessas vezes de adoração ao Senhor, Ana prostrou-se diante de Deus e orou a Ele, pedindo um filho, e se o Senhor atentasse para o pedido de Ana e lhe abençoasse Ana dedicaria seu filho ao Senhor.. Ana chorou tanto nesta oração e pediu ao Senhor confiante!

“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente. E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva , e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”
1 Samuel 1:10-11

Nossa!!.. Fico maravilhada em ver como isso aconteceu na vida de Ana.. Quantas vezes eu e você já oramos ao Senhor pedindo algo, intercedendo por algo ou alguém..e o Senhor nos atende! Isso é espetacular!
E, foi isso, que aconteceu com Ana. O Senhor atendeu o seu pedido e lhe um filho, que Ana chamou de Samuel. E o nome Samuel significa “Eu o pedi ao Senhor”. 1 Samuel 1:20

Nosso Deus é maravilhoso!!!!

Percebam! Ana fez um voto com Deus, Deus fez a sua parte, e restava à Ana fazer a sua.
Ana cuidou de Samuel até que ele desmamasse, e assim que isso aconteceu, levou o pequeno Samuel ao templo do Senhor e o deixou lá, sob os cuidados do sacerdote Eli, para servir no templo, na casa do Senhor.
DEUS!!!!!!!! Como Ana é uma mulher de garra!

Assim, que Samuel nasceu, Ana disse ao seu marido que daria Samuel para servir na casa do Senhor, pois, havia feito um voto com Deus. E Elcana, disse: “Faze o que bem te parecer a teus olhos” 1 Samuel 1:23. Deus, que marido maravilhoso é esse?!! Não é qualquer um que deixa a mulher entregar seu filho para alguém, mesmo que esse alguém seja Deus. Aí vemos, mais uma vez, a bondade de Elcana.

E assim, fez Ana, dedicou seu filho ainda pequeno, ao Senhor para servir a Deus todos os dias de sua vida. Ana teve coragem! Já pensou?! Pediu tanto um filho…mas tanto! E quando o recebe , entrega a Deus.
Você, que é mãe, sabe o amor que sente por seu filho… e sabe também o quão é difícil estar longe do filhote. A bíblia nos fala, que Samuel foi levado por Ana ao templo, assim que ele desmamou.. ele ainda era pequeno.. E esta é uma das fases mais linda da vida de um filho.. quando ele é criança, tão pequena..tudo é engraçado, tudo é belo..tudo é emocionante.. E ainda foi nesta maravilhosa fase, que Ana entregou Samuel ao Senhor!
“…E era o menino ainda muito criança” 1 Samuel 1:24

Ana cumpriu sua parte no acordo.. E Deus a recompensou por sua fidelidade!
O nosso Deus, concedeu a Ana mais cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.
1 Samuel 2:21

Veja!!! Veja como é grande o amor do nosso Deus, o Senhor abençoou Ana muito mais além do que ela queria!
Vale ressaltar que Ana entregou Samuel ao Senhor, mas ainda se preocupava e cuidava dele… Todos os anos quando seu marido ía à casa do Senhor, Ana visitava Samuel e levava uma roupa nova para ele. 1 Samuel 2:19

Que exemplo de confiança e fidelidade em Deus. Orou com fé ao Senhor, e foi fiel ao Senhor, cumprindo seu voto!
Que nós, mulheres servas do Senhor, possamos tomar o exemplo de Ana. Sermos confiantes em Deus e fiel a Ele.

Elcana

Gostaria de tecer um breve comentário sobre Elcana, pois, como disse no início , a história compartilhada é a experiência de Ana com o Senhor.
Mas, serve como um toque aí para os homens de Deus.

Elcana, amava muito à Ana, ficava triste em vê-la sofrer.
Veja o que dizia Elcana, à Ana:
“Então, Elcana, seu marido lhe disse: Ana, porque choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos” 1 Samuel 1:8

Elcana, tentava de todas as formas consolar Ana. Ele poderia desprezá-la, ignorá-la ou simplesmente não se preocupar com ela, afinal, ela não podia gerar filhos… Mas a Palavra de Deus nos conta que Elcana amava à Ana. E ele ia além, tentava preencher o vazio e acabar com a tristeza de Ana.. lhe dando uma atenção especial.

“E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício à Penina, sua mulher, e a todos os seu filhos e a todos às suas filhas. Porém, à Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre” 1 Samuel 1:4-5

Que homem!

E, na minha opinião, uma das maiores provas desse amor.. é quando Ana diz que dará Samuel para servir ao Senhor e Elcana concorda. Você como homem, aceitaria isso? Mesmo naquela época, imagino ser muito difícil “abrir mão” de um filho, de acompanhar seu crescimento.. e ainda sendo um varão, o primeiro com a mulher amada…

Elcana, também era servo do Senhor.. e isso é o que faz tão admirável!
Para você que está lendo, se mulher, procure ser como Ana. Serva de Deus, mulher de fé, esperança, e de compromisso com sua própria palavra e com Deus.
E para você que lê, se homem, procure ser como Elcana. Servo do Senhor, manso e amável, procurador de soluções e um homem de visão, que entende as coisas de Deus.

Um forte abraço meu amados, espero tê-los edificados.

Fiquem todos na paz de Deus e até a próxima!

Abraço,

Wanessa Castro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s