Pesquisa do IPEA sobre violência contra a mulher

ViolênciaContraAMulher

Nestes últimos dias, o que mais se vê em redes sociais são imagens de mulheres seminuas que dizem “Eu não mereço ser estuprada”. Isso se dá, devido a pesquisa divulgada pelo IPEA, através do SIPS (Sistema de Indicadores de Percepção Social), que relata que a população concorda TOTAL ou PARCIALMENTE, em 65%, de que “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.”

É fato que esta pesquisa está dando o que falar e, por este motivo, resolvi pesquisar mais sobre o assunto e expressar a minha humilde opinião.

O que vemos na maioria das manchetes dos sites de notícias é: “Para 65%, mulher que mostra corpo merece ser atacada”. Estudando a pesquisa vi que o IPEA realizou várias perguntas relacionadas ao tema nas competências de maio e junho de 2013. Como por exemplo: “Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar” ou “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”, onde 37,9% discordam parcial ou totalmente, e 58,5% concordam parcial ou totalmente e 2,6% são neutros.

Gente, é lógico que ninguém merece ser estuprado. Nenhuma mulher, estando ela vestida, seminua ou nua. E homens também não merecem isso. (Sim! Apesar de 99% das vítimas de estupros ser mulher o homem também sofre com isso.)
E, como a pesquisa é realizada através da PERCEPÇÃO SOCIAL, ou seja, a opinião do povo, é triste ver que a população pensa desta forma.

Diante disso, também não posso deixar de expressar que acredito que o comportamento e a vestimenta podem contribuir para a realização do estupro. (CALMA GENTE!) Já deixei claro anteriormente, quando mencionei que CONCORDO PLENAMENTE que NENHUMA PESSOA MERECE SER ESTUPRADA.
O meu intuito em expressar a minha opinião não é discordar dos milhares de postagens nas redes sociais, que relatam que nenhum mulher merece isso. Mas, a meu ver, entendo que muitas mulheres se vestem e adotam comportamentos que incentivam sim ao estupro. É lamentável dizer isso, mas é verdade. Com isso, não quero dizer que dou razão a um estuprador ou que o homem não tem controle sobre os seus instintos. NADA DISSO! Quero apenas registrar que acredito que existem algumas mulheres que instigam alguns homens a ultrapassar os limites. (Ressaltando, mais uma vez, que ISSO NÃO ISENTA O HOMEM DE SUA RESPONSABILIDADE).

Posso até fazer um analogia pra exemplificar melhor a minha opinião: É semelhante a uma pessoa que esquece a chave na porta de casa e um ladrão rouba. O Ladrão continua sendo culpado de roubar a casa. Mas, podemos dizer que o dono, ao esquecer a chave na porta, facilitou o roubo.

Então, se eu concordo com a pesquisa de “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.”?
Não concordo. Pois, mesmo se a mulher facilitar a violência sexual, ela não merece isso.

Bem, espero que vocês tenham me entendido.

E só pra reforçar mais ainda.. kk. É claro que NINGUÉM merece ser estuprado.

Pra quem quiser conferir o documento da pesquisa no site do IPEA, é só clicar aqui. Estas perguntas, mais polêmicas, constam a partir da página 22. Mas há várias outras, vale a pena dar uma olhadinha.

Beijos, com carinho.

Adendo, em 04/04/2014: Pessoal, O IPEA divulgou uma nota informando que houve um erro na pesquisa divulgada. Isso mesmo! Ou seja, não é 65% da população que acha que “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.”

Confira a reportagem aqui: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/ipea-diz-que-sao-26-e-nao-65-os-que-apoiam-ataques-mulheres.html

Wanessa Galdino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s